14 de dez. de 2011

ASIÁTICAS REFORÇAM MARKETING EM 2012

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/12/2011


Chinesas e coreanas vão apostar mais em marketing a partir de 2012. A tendência de marcas como Chery, JAC e Hyundai, por exemplo, é criar uma identidade com o consumidor brasileiro.

A Chery pretende aumentar os investimentos em 20% na área de amrketing, a fim de ficar cada vez mais conhecida do público brasileiro.

Já a JAC renovou o contrato do Fausto Silva, mas a campanha muda o foco a partir de 2012. O objetivo é enaltecer a qualidade do produto, mas ainda apostando nos benefícios, como garantia de seis anos, por exemplo.

A Hyundai continua com a mesma filosofia “eleitoral” para divulgar seus produtos no Brasil, sempre dizendo que são os melhores do universo em suas categorias e gastando rios de dinheiro para fazer isso e criar mais problemas polêmica.

A Chery deve gastar uns US$20 milhões em propaganda. A JAC vai repetir os R$120 milhões de 2011. Já na Hyundai não há previsão ainda.

Da coreana podemos dizer que levando-se em conta a fábrica por aqui no ano que vem e mais um carro feito exclusivamente para o Brasil, o montante de R$1,2 bilhão de 2011 será muito pouco. Com isso dá até para construir uma fábrica ao invés de… Bom, você sabe.

Além do dinheiro e de novas propagandas, as marcas chinesas e coreanas apostam também na divulgação de suas novas fábricas no país, o que para o consumidor significa mais segurança no pós-venda e maior valorização do produto no mercado.