21 de dez. de 2011

SE O CLIENTE NÃO CONHECE A SUA EMPRESA... O QUE FAZER?

ABRAHAM SHAPIRO

Negócios novos têm um grande obstáculo a ser superado para se consolidarem no mercado. Não são conhecidos. E quase sempre, os recursos de que dispõem não permitem realizar grandes investimentos em ações de marketing que resolvam isso.

É claro que algum investimento em Relações Públicas e publicidade é obrigatório, e até seria imprudência lançar-se no mercado sem este mínimo. Faz parte disto um plano de divulgação em mídias locais, desde que bem direcionada para o público alvo do negócio – seja em vista dos produtos ou serviços que a empresa vende, ou da marca, ou ainda do conceito a que o negócio atende.

Mas a questão central e mais importante é: “Se o cliente não conhece a sua empresa, o que fazer?” A resposta não é tão óbvia, parece jogo de palavras – mas não é –, e tem uma lógica cujo poder ilumina o raciocínio de qualquer pessoa. Ora, se o cliente não lhe conhece, então você pode conhecê-lo!

Pense bem. Conhecendo o seu cliente, você poderá comunicar-se diretamente com ele, e informá-lo.
Mas o que vem a ser “conhecer o cliente”? É uma ação que se inicia em saber quem é o público alvo do seu negócio, e depois se espande para abarcar outros parâmetros. Se possível, obter o máximo de informações a respeito dele: desde suas preferências, usos típicos produtos ou serviços compatíveis aos que você oferece, hábitos de consumo, até dados cadastrais como e-mail, endereço para correspondência etc.

Por mais dirigida e focada a um determinado público que seja qualquer propaganda, nenhuma supera a comunicação direta com o cliente – desde que respeitadas as regras de etiqueta e boa educação neste tipo de abordagem, pois, do contrário, ela poderá causar o efeito inverso ao esperado. É só ver o que as pessoas fazem o astronômico volume de e-mails de anúncios recebem diariamente.

A regra é essa: se o cliente não lhe conhece, então conheça o cliente... e muitos planos passarão a ter bases para acontecer.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473