9 de dez. de 2011

FESTAS DE PROMOÇÃO DE EMPRESAS

ABRAHAM SHAPIRO

No fim ou no começo de cada ano, muitas empresas promovem festas para clientes. Elas vêm numa embalagem quase sempre muito bonita, séria e formal – para causar impressão de que a empresa é objetiva, organizada e proporciona a seus clientes o máximo de bons resultados imagináveis.

Ouvi certo diretor comentar que uma festa é a propaganda mais barata que existe. Talvez seja, sim. Mas paremos para refletir.

Qual é a real intenção por trás das festas? Gastar alguns reais per capita para dizerem que são ótimas empresas, almejando em seguida que, em sinal de gratidão, os convidados gastem alguns milhares de reais comprando seus produtos ou serviços, e não parem mais.

Depois de muita festinha barulhenta e doses cavalares de antiácido para diminuir a prisão de ventre por causa dos quitutes, eu não abro mão da regra conservadora de que “empresas que cuidam de seus serviços, do atendimento e de seus produtos como preciosidades não precisam dar mais que isso para ser atraentes”. Pelo trabalho que desempenham, e alguma propaganda para serem lembradas, elas já são a preferência e a escolha do grande público.




Isto é que falta ao raciocínio dos dirigentes que acreditam em festas milagrosas. Promover a empresa é ótimo. Mas o básico deve ser feito todos os dias: transparência, confiabilidade, política comercial clara, comunicação, melhoria contínua da satisfação do cliente, pessoal treinado, cumprimento dos prazos... Esta é a mágica! Assim é que se atraem novos negócios e se efetivam clientes, seja na micro ou na empresa mundial.

O problema existe somente quando os chefes não enxergam as próprias deficiências, e preferem racionalizar a respeito para que se sintam melhor. Eles prosseguem se enganando, e nada mais. Eles continuam acreditando ser possível conseguir grandes negócios através apenas do infeliz e patético escambo por comida e bebida – quase sempre muito ruins.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473