ABRAHAM SHAPIRO
Líderes bem-sucedidos criam consenso. São capazes de trabalhar com quem discorda das suas opiniões e posicionamentos.
Quem é o líder de todos os líderes? Alguns dizem que é aquele que transforma um inimigo em amigo.
Quando as empresas passam por crises e desordens devido a conflitos, pessoas que criam consenso frequentemente são chamadas para pôr a situação nos trilhos.
Em 2002, a mais antiga e gigante empresa da mídia, Time Warner, enfrentou uma fusão com a então considerada menos rentável companhia com base na Internet, a America Online. Muitas rivalidades começaram a surgir entre os executivos das duas empresas. Mesmo veladas, estas rivalidades punham em risco toda a operação.
Diante disso, o Presidente do Conselho da nova empresa, Steve Case, fez um pronunciamento aos acionistas considerando que Richard Parsons tinha exatamente o estilo certo de liderança: capacidade de formar alianças e o compromisso de servir ao interesse que, naquele então, era crítico para a empresa. Tratava-se de um profissional humano e humilde. De fato, Parsons não só deu energia, como conseguiu unir todos os talentos na busca de resultados para a fusão - que não demoraram a aparecer.
Um líder não deve se tornar arrogante, mas humilde, e humano. A arrogância leva a erros e à perda da lucidez. Um líder arrogante é mais do que incômodo para aqueles que trabalham com ele. Além de tudo, ele pode custar caro à empresa. Um arrogante, atrai inimizade para si, e no fim de todas as contas acaba pagando mais caro por tudo. A razão disso? É simpels. Ele não sabe colocar-se na condição de quem pede ou sugere um abatimento no preço numa contraproposta ou renegociação. Quando o vendedor percebe a arrogância do comprador, invariavelmente o explora. É natural.
É bem como diziam os antigos: “A pessoa que sobe demais, acaba perdendo o medo dos Céus”.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Líderes bem-sucedidos criam consenso. São capazes de trabalhar com quem discorda das suas opiniões e posicionamentos.
Quem é o líder de todos os líderes? Alguns dizem que é aquele que transforma um inimigo em amigo.
Quando as empresas passam por crises e desordens devido a conflitos, pessoas que criam consenso frequentemente são chamadas para pôr a situação nos trilhos.
Em 2002, a mais antiga e gigante empresa da mídia, Time Warner, enfrentou uma fusão com a então considerada menos rentável companhia com base na Internet, a America Online. Muitas rivalidades começaram a surgir entre os executivos das duas empresas. Mesmo veladas, estas rivalidades punham em risco toda a operação.
Diante disso, o Presidente do Conselho da nova empresa, Steve Case, fez um pronunciamento aos acionistas considerando que Richard Parsons tinha exatamente o estilo certo de liderança: capacidade de formar alianças e o compromisso de servir ao interesse que, naquele então, era crítico para a empresa. Tratava-se de um profissional humano e humilde. De fato, Parsons não só deu energia, como conseguiu unir todos os talentos na busca de resultados para a fusão - que não demoraram a aparecer.
Um líder não deve se tornar arrogante, mas humilde, e humano. A arrogância leva a erros e à perda da lucidez. Um líder arrogante é mais do que incômodo para aqueles que trabalham com ele. Além de tudo, ele pode custar caro à empresa. Um arrogante, atrai inimizade para si, e no fim de todas as contas acaba pagando mais caro por tudo. A razão disso? É simpels. Ele não sabe colocar-se na condição de quem pede ou sugere um abatimento no preço numa contraproposta ou renegociação. Quando o vendedor percebe a arrogância do comprador, invariavelmente o explora. É natural.
É bem como diziam os antigos: “A pessoa que sobe demais, acaba perdendo o medo dos Céus”.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473