ABRAHAM SHAPIRO
Em qualquer negociação é natural que se tenha interesse em como o resultado irá afetar a sua reputação com os colegas ou chefes. O problema é que isto gera ansiedade. E entrar ansioso numa negociação é um elemento negativo.
Temor a críticas, medo do que os outros irão achar em caso de falha ou necessidade de ceder demais são situações desfavoráveis. Esta ânsia de “vencer” e o medo de “perder” levam a uma confrontação que pode prejudicar suas relações de trabalho ou até causar uma indisposição para considerar qualquer forma de acordo. Por conta disso, a negociação pode acabar simplesmente não chegando a resultado algum.
Como evitar essa tendência? A regra de ouro é: limite-se a não fazer comentários otimistas com os colegas sobre futuras discussões. Por exemplo, o seguinte verbal: “Tenho uma reunião com o Mauro hoje à tarde para mudar a data de entrega dos algoritmos do novo sistema. Pessoal, fiquem tranquilos porque eu vou conseguir convencê-lo a dilatar o prazo”. O Mauro pode, contudo, apresentar boas razões para não fazer o que você está querendo, e essa hipótese não era cogitada. E daí? O que você dirá a seus colegas sobre o resultado dessa reunião?
Deve-se ter a dignidade de entrar numa situação destas não com o intuito de vencer, mas de compreender a real problemática envolvida, resolvê-las e, por este raciocínio, desenvolver boas relações de trabalho.
Jamais mostre-se interessado apenas em “arrasar o oponente” - seja quem for. Gabar-se de sucessos pode conduzir a dificuldades futuras, porque alguns colegas podem ficar tentados a “virar a mesa” na primeira oportunidade. A melhor de todas as atitudes é não comentar resultados de negociações ou discussões com colegas em termos de vitória ou derrota.
Muito mais benéfico para uma boa imagem é não ser conhecido como aquele que ganha ou perde, mas como aquele que tem a capacidade de resolver problemas.... e, de fato, os resolve.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Em qualquer negociação é natural que se tenha interesse em como o resultado irá afetar a sua reputação com os colegas ou chefes. O problema é que isto gera ansiedade. E entrar ansioso numa negociação é um elemento negativo.
Temor a críticas, medo do que os outros irão achar em caso de falha ou necessidade de ceder demais são situações desfavoráveis. Esta ânsia de “vencer” e o medo de “perder” levam a uma confrontação que pode prejudicar suas relações de trabalho ou até causar uma indisposição para considerar qualquer forma de acordo. Por conta disso, a negociação pode acabar simplesmente não chegando a resultado algum.
Como evitar essa tendência? A regra de ouro é: limite-se a não fazer comentários otimistas com os colegas sobre futuras discussões. Por exemplo, o seguinte verbal: “Tenho uma reunião com o Mauro hoje à tarde para mudar a data de entrega dos algoritmos do novo sistema. Pessoal, fiquem tranquilos porque eu vou conseguir convencê-lo a dilatar o prazo”. O Mauro pode, contudo, apresentar boas razões para não fazer o que você está querendo, e essa hipótese não era cogitada. E daí? O que você dirá a seus colegas sobre o resultado dessa reunião?
Deve-se ter a dignidade de entrar numa situação destas não com o intuito de vencer, mas de compreender a real problemática envolvida, resolvê-las e, por este raciocínio, desenvolver boas relações de trabalho.
Jamais mostre-se interessado apenas em “arrasar o oponente” - seja quem for. Gabar-se de sucessos pode conduzir a dificuldades futuras, porque alguns colegas podem ficar tentados a “virar a mesa” na primeira oportunidade. A melhor de todas as atitudes é não comentar resultados de negociações ou discussões com colegas em termos de vitória ou derrota.
Muito mais benéfico para uma boa imagem é não ser conhecido como aquele que ganha ou perde, mas como aquele que tem a capacidade de resolver problemas.... e, de fato, os resolve.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473