2 de mar. de 2010

DESCONTOS PARA QUEM PAGA À VISTA

ABRAHAM SHAPIRO


Comprei uma calça no valor de R$ 158,00. Eu desejava pagar em dinheiro. Perguntei ao atendente se ele podia arredondar para R$ 150,00. Ele respondeu: “Não posso. Este já é o preço à vista”.

Não consigo entender. Por quê os comerciantes, em geral, insistem em  desfazer dos clientes que pagam em dinheiro? Digo desfazer pois é exatamente isso que sinto. Acho um  desaforo  não oferecer nenhum agrado para quem paga uma compra em dinheiro vivo.

Receber o valor da mercadoria no ato da venda é um benefício imenso ao comerciante. Uma venda por cartão de crédito, cheque pré-datado, carnê, etc,  representa um custo adicional para o comerciante. Sempre. Ou custo de antecipação do valor, ou custo de espera. Nestes casos, não parece  mais vantajoso ter o valor da mercadoria em caixa no instante em que a venda se realiza?

Assim que o rapaz  informou-me que não daria desconto algum, eu perguntei se poderia comprar por cartão de crédito. “Sim”, ele disse, “em até três vezes”. "Obrigado" - respondi. "Esta é a minha opção". Paguei o valor em três parcelas, no cartão.

Meu dinheiro só aparecerá integralmente naquela loja daqui 90 dias. E se ele quiser antecipar o valor total da compra, terá de pagar taxas de juro e mais custos administrativos.

Fico pensando: não quiseram me conceder 3% de desconto e pagam um monte de grana para a administradora do  cartão de crédito? Por que será? Burrice? Ou prazer em não agradar clientes?  Estará aí uma explicação para a imensa dificuldade de fidelização de clientes no varejo em geral?

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473