18 de mar. de 2010

O REAL DESAFIO DA VIDA

Neste artigo, uma interessante metáfora lança clareza à visão  sobre o real processo da vida e seu sentido. Corre-se o risco constante de estar centrado em coisas que não têm razão alguma. 


ABRAHAM SHAPIRO

Alcançar o último andar daquele arranha-céus valia um prêmio espetacular. O único problema era fazê-lo pelas escadas. Cem andares já é um longo caminho de elevador, a pé, então, nem se diga...
Dois amigos começaram juntos. Dez andares foram fáceis. Os vinte seguintes mais difíceis. Quando alcançaram o quinquagésimo, estavam ofegantes e suavam muito. 56, 57, 58, e eles continuaram a subir. 75, 76...
Quando chegaram ao octagésimo, ambos já não andavam. Estavam engatinhando. No 89º, um deles desistiu e exclamou:
- "Chega! Não posso continuar. Terminei!"
- "Eu também não posso" – disse o outro, “mas não vou desistir!"
Cada osso de seu corpo doía. E ele continuou mais um andar. Olhou para o lado e viu uma placa à sua frente: "Andar 90" – estava escrito. E logo abaixo, ele leu: "Se você chegou até aqui, ganhou o direito de usar o elevador. Parabéns!"
O elevador estava logo à sua frente, de porta aberta. Cansado, mas feliz, ele entrou e apertou o botão. Rapidamente chegou ao topo do prédio, e ganhou, assim, a grande recompensa.
A vida é como um prédio cujo desafio é chegar ao topo. Alguns interpretam que atingir esta meta significa fama, ganhar na Mega Sena ou ser o proprietário de uma companhia milionária de ações na bolsa. Mas o único significado de “chegar ao topo” é adquirir a sabedoria de viver. Isto é o que realmente importa. E a ladeira da sabedoria não é fácil subir. Poucos conseguem.
Às vezes parece difícil demais.
Muitos perguntam: "Por que se esforçar para subir, e subir?". Outros dizem: "Por que não permanecer onde está?" Acontece que na vida não existe a possibilidade de ficar parado. Ela é como uma escada rolante. Para permanecer aonde você chegou, é preciso continuar andando. Quem parar, automaticamente é levado para baixo. Para subir nela, é preciso esforço, muito mais do que apenas andar. É preciso correr.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473