16 de mar. de 2010

DIFICULDADES PÓS CRISE

ABRAHAM SHAPIRO

"Crise dando lugar ao consumo". "Mercado comprador". "Crescimento real registrado pelos principais indicadores da economia". Todos entraram 2010 muito otimistas. A princípio, a ideia reinante parecia ser: “os problemas acabaram”.

No entanto, não são poucas as empresas que estão vivendo um obstáculo com que ninguém contava. Estão batendo a cabeça, amargando uma impressão de que desaprenderam como fazer negócios. Tudo parecia tão fácil em 2008. Após quinze meses de crise mundial todos esperavam facilidades. Mas não. Tem empresário sofrendo a desagradável visão de crescimento na participação de mercado de seus concorrentes. Mas não a sua.

Quais as causas? Várias. todavia,  uma das componentes é a conduta, o comportamento dos líderes - como sempre. Somam-se a isso: estratégia obscura, prioridades conflitantes, rapidez em enxergar os erros dos outros - enquanto os próprios só fermentam - são elementos agregados a esta conduta errada. Em última análise é a velha ideologia de boas intenções e muita teoria, regada a atitudes contraditórias. “Devemos favorecer e valorizar o cliente” - todos dizem. Enquanto isso, porém, o básico dos básicos não é feito - prazos não são honrados; o atendimento mínimo é inepto, a distribuição e os serviços são fracos. Onde realmente situa-se o cliente neste sistema discrepante e desajustado?

Qualquer estratégia, por mais inteligente, deve ser coerente e honesta. Se não, será tão boa quanto marmelada na hora da morte – mata de congestão.

Colaboradores atuam movidos pela visão de exemplo. Se a teoria é uma e  ação outra, isto é a lição que será aprendida e praticada.

Meus filhos aprenderam quase nada das coisas que lhes ensinei com minha voz. Mas absorveram tudo o que me viram fazer. “Exemplo não é a melhor forma de ensinar. É a única”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473