14 de mar. de 2013

TODO CLIENTE QUER O MESMO

ABRAHAM SHAPIRO


A mocinha do balcão me interpelou dizendo: “Sr Shapiro, eu sou sorridente para todos os clientes, sou positiva, mas eles não reconhecem o meu trabalho. Eu recebo muitas críticas”.
E eu lhe respondi:
“Minha querida.  Entenda.  O que todo cliente quer é atendimento. Não adianta só sorrir, falar bonito. Ouça  o que ele quer, e  seja sincera. Semblante aberto, apenas, não encanta ninguém. Acabou esse tempo.
Imagine que  você queira comprar uma roupa, entra numa loja, experimenta uma, prova outra, até que a terceira fica meio desajeitada em você. O que gostaria que a vendedora lhe dissesse? Que você está maravilhosa? É claro que não. Você quer que ela seja sincera.
O garçom diz que o risoto vai demorar só um pouquinho. Acaba levando uma hora. Por mais que ele sorria, o cliente está desapontado com ele.  É errado dizer que o pedido será expedido em dois ou três dias, quando a produção levará uma semana só para liberá-lo.
Pessoas em todo lugar – lojas, hotéis, bancos, ao telefone – querem a verdade. Por isso, se você quer reconhecimento pelo seu trabalho, treine as regras, conheça os produtos e seja sincera com o cliente.  Jamais queira enganá-lo só para manter as aparências ou empurrar mercadoria. Dê atendimento a elas.
Entregue o que cliente comprou. Cumpra o que ele contratou. E se houver dificuldade que  impeça de fazer isto, fale a ele. Chame-o para uma conversa e demonstre o que há. Sinceridade.
Se você agir desta forma, demonstrando esforço e objetivo em atender com  a melhor qualidade possível, você conseguirá mais do que a satisfação do cliente. Você somará valor à sua empresa e à sua marca pessoal”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473