20 de mar. de 2013

O SEGREDO DO SUCESSO

ABRAHAM SHAPIRO


A indústria cinematográfica é empolgante. Mas sob certa ótica, contribui com comportamentos não muito saudáveis,  especialmente para as pessoas com pouco discernimento. Nos filmes, coisas impossíveis acontecem de modo natural. É gostoso ver. É magnético.  Mas tira o pensamento fora da realidade.
Repare como o desejo de grandeza repentina parece uma marca da geração atual.  Existe uma atração mágica, quase mística, no sucesso rápido.  As pessoas querem o máximo para si a qualquer custo, nem que seja falsificado.
O jovem recém-formado quer ver seu currículo concorrido por todas as empresas. Ele acha que sua carreira tem que começar com um salário de U$ 20 mil. Tudo parece fácil. É claro, pois assim é nos filmes!
Mas e as contradições da vida? Ninguém nasce grande. Levamos nove meses para nascer, outros tantos para andar, falar etc. Tudo ocorre segundo uma sequência natural. E você sabe que nascer, apenas, não é suficiente para ser “alguém” na vida. Aí entra estudo, conhecimento, planejamento, paciência, esforço, trabalho. Somos iguais a pedra bruta – sem lapidação valemos pouco.  E no fim das contas, só seremos grandes, de fato, se fizermos coisas que valham a pena.  
Ninguém se torna famoso de um momento para outro. Portanto, comece acreditando no que você faz, pois é bem possível que tenha de fazê-lo por um longo tempo antes que o bom êxito chegue. Trabalhe com algo que você goste. Não pense só em privilégios imediatos como salário, lucro e benefícios. O que se ganha é consequência de um bom desempenho. E inclua nesta equação uma parcela de sofrimento, e outra de dor.
Foco! Foco por longo tempo é a solução do axioma do sucesso, já que pular de galho em galho depende de sorte, pois sempre existe o risco de um galho seco. 
A receita da grandeza não se encontra num biscoito da sorte de um restaurante chinês. E, por mais fácil que pareça, qualquer sucesso repentino levou ao menos quinze anos para acontecer.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473