1 de mar. de 2013

LÍDER x GESTOR

ABRAHAM SHAPIRO

Chegou-me a notícia de um rapaz cujo trabalho consiste em formar líderes.  A nota informa que ele já realizou a façanha de ter colocado no mercado centenas deles.
Eu pensei: “Dependendo do que significa ser líder, cem, trezentos ou mil é um número pequeno”.  Na minha ótica, formar um só líder consiste num trabalho de décadas. Como será possível fazê-lo em alguns dias?  Quem o fará?  
Não. Não! Há um sério erro conceitual aí.
Eu não sou exemplo algum. Sei disso. Mas sempre adotei a conduta de oferecer programas de liderança a pessoas e empresas no formato de treinamentos ou coaching individual em que me limito a dar orientação consistente e segura sobre qual caminho seguir a partir dali.   Nestes trabalhos, busco deixar claro como as pessoas podem e devem trilhar o caminho dos relacionamentos,  da busca por resultados, da disciplina  e do auto-aperfeiçoamento para que se tornem, antes de tudo, gestoras de si próprias, depois de suas áreas na empresa, para que,  no futuro e após uma vida de práticas intensas, elas se tornem líderes de verdade. E nem todos chegarão lá! E nem é preciso que cheguem, se forem gestores competentes.  
No curto e médio prazo qualquer pessoa deve almejar ser gestora, e não líder. Por quê? O conceito de liderança é amplo demais e repleto de imagens deturpadas advindas de filmes ou da própria história universal. Eu possuo uma imagem mental do que é um líder. Você tem outra. Qual das duas deve ser considerada? E para que fim?
A facilidade com que se fala em formar líderes faz disso algo aparentemente simples. Mas não é.  O uso contínuo da palavra num contexto vulgar, tem levado as pessoas a uma ilusão. É por isso que qualquer  sujeito que de diz “formador de líderes”, terá o dinheiro dessa gente iludida mais facilmente do se conseguiria com uma máquina de jogos em cassino.
Curso nenhum  faz líderes. Menos ainda quando ministrado por um fulano que nunca carregou o pesado pacote de conduzir um funcionário a realizar uma função na empresa.
Não entre nessa! Não entre nessa!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473