5 de mar. de 2013

SUCESSO ALGUM É GARANTIDO

ABRAHAM SHAPIRO


Normalmente as pessoas tendem a ser confiantes de que o futuro será bom. Mesmo quando há indicativos do contrário, a aparente disparidade entre realidade e expectativa não é um erro de cálculo. Isso tem a ver com uma elaborada estratégia do nosso cérebro para nos fazer ir adiante. Poucos sabem que essa artimanha atende pelo nome de “viés otimista” –  uma tendência dos nossos neurônios penderem para o otimismo ao projetar o futuro.
O curioso é que isto não é exclusividade de alguns poucos. Estima-se que 80% das pessoas  tenham essa dinâmica cerebral. E vários pesquisadores afirmam que o otimismo faz mais do que criar sonhos com um futuro melhor. Ele aumenta a autoestima, facilita relacionamentos, faz bem à saúde e movimenta a economia.
Mas será mesmo que ser positivo é absolutamente bom? Enquanto os cientistas buscam uma decisão sobre isso, uma história pode nos ajudar a fazer a nossa escolha.
A dona de um sítio tinha uma galinha que punha um ovo por dia. Todas as manhãs, a mulher ia até o galinheiro com a certeza de que encontraria aquele lindo ovo no ninho.
Com tanta regularidade, ela começou a planejar um modo de fazer a ave pôr dois ovos em vez de um. Pensou, consultou suas comadres e chegou à conclusão de que, com o dobro de ração, a galinha poria mais um ovo. E a mulher fez isso. Só que, de tanto comer, a galinha engordou e se tornou preguiçosa. Não pôs mais ovo nenhum.
Antes de fazer planos sobre coisas que o otimismo lhe faça acreditar serem certas, é mais prudente buscar entender o processo pelo qual elas irão funcionar.  É mais inteligente, não acha?
Otimismo é um item importante para a existência humana. Mas não é garantia alguma de realização. Na vida real, só as coisas concretas são possíveis. Boas intenções e desejos elevados não confirmam sucesso. Por isso, o melhor é aliar positivismo a esforço, prática e conhecimento.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473