4 de mar. de 2013

NÃO É PRECISO SER MAU PARA SER UM GERENTE EFICAZ

ABRAHAM SHAPIRO


O gerente se justificou dizendo: “Eu quero ser um ótimo profissional, mas bom chefe também”. Era a exata resposta para o problema que a empresa passava. Os funcionários não faziam o registro de clientes no sistema de gestão. Por causa disso, a empresa incorria em  falhas enormes de atendimento, e as vendas só caíam. Aquele gerente temia enquadrar seu pessoal na procedimentação do sistema e ser reputado como chato ou duro demais por eles.
Não é preciso ser mau para fazer a coisa certa, e nem deixar as pessoas fazerem o que querem para ser bom gestor.
Um profissional e ótimo ser humano terá dois atributos importantes em seu rol de competências: bom senso e bom humor. Com estas ferramentas ele conseguirá lidar bem com as circunstâncias da vida e dos negócios.
Ele precisará de bom senso para organizar as coisas na hora certa, para planejar tarefas...   e seguir os planos. Bom senso para avaliar situações, para autoanalisar-se e educar sua equipe a aqlcançar todas as metas de desempenho que a empresa estabelece.
Bom humor também é valioso. Ter bom humor não significa ser engraçado, piadista ou  rir gratuitamente a fim de agradar os demais. O endereço do bom humor fica próximo a “não se deixar abater pelas dificuldades” e vizinho de “ser realista, tendendo para o lado positivo”. Nas horas mais estressantes, o bom humor equilibrado possibilita enxergar o que há de engraçado na situação e ajuda a eleger a postura ideal.
No estojo de primeiros socorros de um gerente você sempre encontrará bom senso e bom humor. Mas também estarão lá: disciplina, juízo e assertividade.
Aquele gerente que queria parecer bonzinho resolveu a questão dos registros de clientes com uma série de feedbacks que passou a dar a cada funcionário depois de iniciar um controle assíduo e sistemático de suas ações no sistema. Ele os treinou, elogiou o que faziam de positivo e repreendeu as atitudes erradas. A situação melhorou e, ao contrário do que ele pensava, todos passaram a considerá-lo mais e melhor depois disso. De fato, treinamento de funcionários e reconhecimento de atitudes são os agentes motivadores por excelência.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473