19 de mar. de 2013

A RIQUEZA PELA CRIAÇÃO DE UMA NOVA CATEGORIA DE PRODUTO

ABRAHAM SHAPIRO


O mundo toma café há mais de 500 anos. Mas quem entrar numa cozinha moderna, verá que a bebida é preparada por um processo nada parecido com os métodos que os nossos pais usaram.
Na década de 1990 a Keurig, uma empresa americana, lançou a moda do uso do café em cartuchos de dose única. Empresas migraram na hora para a nova técnica. Já o uso doméstico começou só em 2004.  
As vendas decolaram. Hoje, os cartuchos, chamados K-Cups,  vêm em mais de 200 sabores e nos Estados Unidos custam cerca de US$ 0,50 cada um. É dez vezes mais do que o custo por xícara do café preparado por métodos tradicionais.  O consumidor paga mais pela rapidez e conveniência.
Em 2012 a Keurig vendeu mais de US$ 3,8 bilhões em cafeteiras e cartuchos nos EUA. Sua participação no giro total do mercado foi acima de 40%.
Qual o segredo da Keurig? Em marketing, quando você agrega algum atributo ou vantagem diferencial a um produto, você o posiciona de modo diferente frente ao consumo.
O lance inteligente da  Keurig foi uma nova vantagem. Ela jamais chegaria ao espetáculo de venda se tivesse optado pela “inovação incremental” –  que consistiria no aperfeiçoamento constante e gradual da ideia do café obtido pelo coador comum.  Nada disso.  Com uma proposta nova de café extraído através de uma máquina, em doses fixas, produzindo a mais saborosa e autêntica essência da bebida, a empresa faturou grande e alto.
As pesquisas comprovam: empresas que inventam uma nova categoria registram crescimento muito mais acelerado e recebem de investidores um valor de mercado bem maior do que empresas que se resumem a lançar inovações incrementais no mercado em que atuam.
Inovação é um ato de ousadia. Se os riscos forem assumidos com estratégia e planejamento calculados, boas e inteligentes inovações tornam-se meios rápidos de se conseguir o sucesso e os maiores resultados em qualquer mercado.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473