11 de mar. de 2013

COMO SALVAR UMA EMPRESA FAMILIAR DO NAUFRÁGIO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 11/03/2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Não se assuste. Se você não sabe, nem imagina, cerca de 90% das empresas brasileiras são familiares. O número é gigantesco. Algo em torno de 4 milhões e 100 mil empresas de todos os tamanhos. Os dados são do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da Receita Federal.
Agora pasme! Historicamente, apenas 15% de todas as empresas familiares conseguem passar o patrimônio para a terceira geração. Situações mal conduzidas são a causa número um dessa tragédia. Muitas das situações nasceram quase desprezíveis e tolas. Mas fermentaram. Tornaram-se ressentimentos e mágoas.  E depois: competição acirrada entre herdeiros ou sócios, inveja, ciúme,  cobiça e toda sorte de desinteligência.
“Sujeiras debaixo do tapete” é a postura que os familiares assumem frente aos problemas da empresa – sejam os que advêm do confronto de gerações, sejam os do dia a dia, na gestão. Depois de um tempo, o volume de sujeira é tão grande que afunda a empresa e todo o patrimônio familiar –  algo não diferente do iceberg que em poucos minutos levou o Titanic ao fundo do mar .
Toda empresa familiar tem problemas de relacionamento ou de alguma falta de harmonia. O que surpreendentemente ninguém considera é que harmonia é produto de comportamentos. E comportamentos iniciam  pelo conhecimento. Qualquer ser humano pode aprender e treinar atitudes que farão a diferença nas horas de conflitos potenciais. 
Por isso, não basta aos pais proporcionarem curso superior, experiências internacionais ou similares aos filhos. É necessário submetê-los à orientação especializada, que trate especificamente dos problemas mais comuns de hoje e do futuro, e os prepare sobre os comportamentos esperados para sua prevenção e ou solução. Depois destes ritos educacionais e psicológicos, entram em cena os advogados para a promoção e redação das regras que regerão os acordos e as relações negociais de modo organizado e produtivo.
Se você é dirigente de uma empresa familiar e está se perguntando: “como começar?”,  dê o primeiro passo e convença-se. Nenhum dos cenários que você mais deseja ver no contexto da sua família acontecerá naturalmente. É preciso ação. Busque - para si e a todos os demais -  uma orientação útil, e positivamente você estará realizando com isso o investimento mais lucrativo do presente e do futuro!

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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473