26 de jan. de 2012

RESPONDER E-MAILS É LEGAL

ABRAHAM SHAPIRO



Que as pessoas são mais propensas a mentir quando escrevem mensagens eletrônicas do que quando usam caneta e papel, disto já sabemos há muito tempo.

Mas há outros problemas relacionados a e-mails que não deixam somente a mim indignado, mas a muitas e muitas pessoas de bem. Algumas chegaram a solicitar que eu escrevesse algo a respeito. Pois bem. Para os que me pediram, aqui está a resposta.

Não consigo entender como ou porque pessoas que se julgam grandes profissionais não tomam a iniciativa de escrever ao menos um “ok” como resposta a mensagens que recebem pela Internet. Mostram-se indiferentes e até irresponsáveis ao ignorar posição diante de situações que muitas vezes atendem a seus próprios interesses em primeiro lugar.

Estarão se utilizando desta atitude para se autoafirmar e proclamar ao remetente uma postura do tipo: “Ei você! Eu sou importante, viu? Por isso, vou lhe deixar na eterna dúvida sobre minha resposta”?

A regra de ouro da correspondência eletrônica diz: responda a qualquer e-mail que não for propaganda, brincadeira de mau gosto ou desperdício de tempo. Desde que dirigido a você, dê uma resposta. Sempre.

O bom senso manda enviar e responder e-mails apenas no seu horário comercial. Se não for assim, em pouco tempo você terá de viver só para isso. Caso esteja impedido de responder de imediato, envie uma linha com o texto: “responderei assim que possível”. Para isto, você deverá ser organizado a fim de não esquecer este compromisso.  

Se você se sente invadido com uma mensagem fora de propósito ou inconveniente, seja sincero. Diga o que sentiu ao remetente, e peça que não lhe escreva mais. É um direito legal que você tem.

A única coisa que não vale é querer sanar patologias mentais e outros desvios sendo indiferente e não respondendo a alguém que investiu tempo e atenção na triste tentativa de comunicar-se com você. 

______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473