16 de jan. de 2015

O INGREDIENTE QUE NINGUÉM IMAGINA PARA O SUCESSO

ABRAHAM SHAPIRO

De 0 a 10, com que nota você conceituaria a sua paciência, sendo 0: “Não tenho nenhuma” e 10: “Eu mereço a medalha de ouro porque a de prata vai para velho e bom Jó, da Bíblia”?
Você já ouvir sobre uma pesquisa que envolveu crianças de quatro anos de idade. Elas são separadas individualmente em várias salas. O pesquisador põe um marshmallow diante de cada uma, e diz: "Você pode comê-lo agora. Caso não coma, eu sairei por um momento, e ao retornar trarei outro marshmallow, e você ficará com dois".
Algumas crianças comem o doce imediatamente.
Outras esperam alguns poucos minutos e cedem à tentação.
Mas há as determinadas, que esperam.
O vídeo do experimento mostra as que fecham os olhos, as que cantam, outras que chegam a cochilar, porém, resistem até o retorno do pesquisador que lhes dá o segundo marshmallow como merecida conquista.
E agora o melhor desta pesquisa. Depois de anos de acompanhamento, constatou-se que as crianças resistentes à espera da segunda guloseima cresceram mais bem ajustadas, tiveram caráter forte, autoconfiante e tornaram-se adolescentes mais seguros.
A pesquisa comprovou que ter paciência para adiar uma gratificação instantânea em favor de um benefício maior no futuro é a principal característica de quem chega ao sucesso.
Paciência é importante para a vida e para o trabalho. Se é o que lhe falta, pode aprender  com vontade e esforço. Sem ela, no entanto, perde-se o sabor da vida. Talvez seja algo parecido com comer sem mastigar.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473