ABRAHAM SHAPIRO
No dia a dia fala-se pouco sobre
confidencialidade. Sua falta incomoda
muito. Em caso de dúvida, não custa redigir um contrato que coloque tudo
debaixo da mesma perspectiva para ambas as partes.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473
Há poucos dias, uma família empresária
decidiu elaborar um planejamento financeiro. Contratou a orientação de um
profissional certificado para sua concepção e implementação. Só que eles tiveram algum temor sobre a
prestação de informações a este consultor, especialmente quanto à permanência
dos dados na confidencialidade.
Muitas pessoas têm essa dúvida em
várias circunstâncias que envolvem consultoria. De fato, a confidencialidade é um
tema pouco tratado.
Um relacionamento de confiança só
pode ser construído sob o entendimento de que as informações serão empregadas de
forma discreta e segura, e não aleatoriamente.
A atitude de um profissional consultor
e outros envolvidos nestes serviços deve ser tão relevante quanto a lei que
trata de sigilo bancário. Aliás, vale lembrar que confidencialidade é um dos
princípios do Código de Ética e Responsabilidade Profissional da maioria das
profissões – senão de todas. O profissional que se filia a seu Conselho Federal
está aderindo formal e automaticamente a seu respectivo código,
comprometendo-se a respeitar o espírito, os princípios e as regras nele
contidas.
Um consultor de qualquer área deverá
tratar as informações de seu cliente como confidenciais mediante sua guarda e
proteção de forma a permitir acesso prudente apenas às pessoas autorizadas. A
exceção ocorrerá somente em resposta a processos legais ou para satisfação da
legislação e regulamentação oficiais vigentes.
No entanto, é importante pontuar que,
com certa frequência, a confidencialidade acaba ferida pelo próprio cliente. Falta
de cuidado nas comunicações – em especial através de mídias sociais –, e-mails,
telefone e outros meios são alguns exemplos. Por experiência eu mesmo já
presenciei a guarda imprudente de documentos, assim como excesso de confiança em
conversas informais em locais públicos ou com familiares e amigos que não
precisavam estar a par do assunto.
Um consultor com experiência,
sucesso na carreira e comprometimento com a boa educação irá corresponder a
estes quesitos sem nenhuma reserva, vez que, do contrário, poderá sofrer
sanções.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473