9 de jan. de 2015

A CARREIRA PROFISSIONAL E SEU GRANDE DESAFIO

ABRAHAM SHAPIRO

Há alguns anos, eu estava numa sala de espera, quando comecei a conversar com um rapaz. Após as apresentações, ele disse ser formado em administração de empresas. Falou de sua faculdade, dos professores e quando concluiu, eu perguntei:
- Sei que você “é” administrador. Mas você “está” administrador?
- Como assim? – ele perguntou.
Eu expliquei:
-  Após ter-se graduado e talvez já conseguido um emprego, o que tem feito para adquirir mais conhecimento na sua área?
Ele ficou ali me olhando, indeciso, como se eu tivesse dito uma espantosa heresia.
Existe uma expressão importante para a vida profissional de todo mundo. Ela é: “autodesenvolvimento”.
Autodesenvolver-se é “investir esforço em melhorar mais... e continuamente”.
Você se formou? Ótimo. Continue estudando. Não matriculando-se em cursos, mas lendo livros, revistas e outras fontes de informação... para desenvolver a visão, a capacidade de entendimento e de discernir. Você vai precisar.
Um curso de graduação não é o mesmo que autodesenvolver-se como produto da sua atitude em vista de aumentar o seu valor pessoal. É de valor que estou falando, não de dinheiro ou de ficar rico.  Somar valor a si, para depois “entregar” ou transferir este valor através de um trabalho e, assim, ser recompensado com dinheiro, méritos e a devida honra. É nutrir-se com paixão pelo que você faz, para só depois de realizar um trabalho de resultados, obter os ganhos a ele referentes.
Providencie um lugar em sua casa para começar o seu programa pessoal. Marque data e hora para a leitura regular de algum periódico. Registre as ideias úteis e as inspirações que você tiver nestes momentos. Faça disso uma rotina saudável, assim como alimentar-se corretamente, tomar sol, caminhar e beber muita água.
O diploma não é um fim, mas o início da carreira profissional, que é um combate, uma luta que, como qualquer outra, terá vencedores e perdedores. O que é preciso saber? A vitória pertence exclusivamente a quem atua com rigor para melhorar sempre, continuamente, ... e sem ruptura com este compromisso.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473