11 de fev. de 2014

ATRIBUIÇÕES INÚTEIS

ABRAHAM SHAPIRO

Seus negócios vão mal? Clientes sumindo? Concorrentes “na boa”?
Acho que você tem aí uma listinha de culpados por isso, não tem? Se sim, você não vai gostar do que direi agora.
Começarei dizendo que é bem possível o seu pensamento estar travado – fixo em um paradigma. Por isso perde grandes oportunidades que chegam.
Só há um modo de mudar isso.
Como? Admitindo que os seus modelos mentais já deram tudo o que tinham a dar. É crucial agora oxigenar a sua mente e renovar pensamentos.
Não desenvolva sentimento de culpa. De jeito nenhum. Culpa é destrutiva, corrói e paralisa. É de se libertar que você precisa.
Outra coisa: Nada de atribuições. Existe uma tal de "Teoria das Atribuições", na Psicologia, que diz ser o esporte favorito do ser humano assumir a autoria de tudo o que é bom,  e interpretar fracassos e falhas como obras de fatores externos. Traduzindo de modo prático: "Quando eu acerto, palmas pra mim. E se houver  erro, ele se deve tão somente à incompetência do resto da humanidade”.
Distorção total! Mas é a tendência natural das pessoas naturais. Acontece que atribuir erros aos outros só para se sentir confortável é a receita ideal para nunca conseguir equilíbrio ou sinergia.
Pessoas desenvolvidas “estão noutra”. Não se culpam e nem buscam culpados. Elas têm atitude. Corrigem, consertam e seguem em busca do objetivo.
Conheça maneiras novas de fazer o que você sempre fez – mais eficientes, diferenciadas e poderosas. Busque quem já faça diferente. Observe e entenda. Leia. Pesquise. Vasculhe até encontrar. E se não houver nada novo, ótimo. É a prova de que você tem o que inventar.
E o que você está esperando?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473