4 de fev. de 2021

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO 

Princípio fundamental de liderança. Um líder deve capacitar sua equipe. Ele nem sempre pode fazer o trabalho do grupo, mas deve transmitir a confiança absoluta de que eles podem fazê-lo e ter sucesso, o que nem sempre é fácil.

Na terminologia atual, um líder precisa de inteligência emocional. 

Daniel Goleman, conhecido por seu trabalho nesta área, argumenta que uma das tarefas mais importantes de um líder é moldar e elevar o humor da equipe. 

Os líderes nos movem. Eles acendem a nossa paixão e inspiram o que há de melhor em nós. Quando tentamos explicar por que eles são eficazes, falamos de estratégia, visão ou ideias poderosas. Mas a realidade é muito mais básica: a grande liderança funciona por meio das emoções.

As pessoas podem ser felizes ou tristes, agitadas ou calmas, amedrontadas ou confiantes. Mas quando se reúnem em grupo, um processo de sintonia ou... um “contágio emocional” ocorre, e elas começam a compartilhar o mesmo sentimento. 

Os líderes normalmente falam mais do que qualquer outra pessoa, e o que eles dizem é ouvido com mais atenção. Porém, o impacto nas emoções vai além do que o líder diz. Mesmo quando não estão falando, eles são observados com mais cuidado do que qualquer outra pessoa do grupo. 

Se as pessoas fazem uma pergunta, elas  mantêm os olhos no líder para ouvir sua resposta. Na verdade, elas geralmente veem a reação emocional do líder como a resposta mais válida e modelam sua reação própria com base nela. Em certo sentido, o líder estabelece o padrão emocional. Até as atitudes corporais fazem diferença. 

Por isso, um líder deve projetar confiança mesmo quando interiormente sente dúvida e hesitação. Se ele expuser seus medos pessoais com palavras ou gestos, corre o risco de desmoralizar aequipe. Neste caso, a derrota será iminente.

______________________  

Abraham Shapiro é consultor de empresas com especialidade em sucessão em empresas familiares e gestão. Realiza trabalhos em orientação de lideranças e participação em conselhos de administração.   shapiro@profissaoatitude.com.br ,  Cel: 43. 98814.1473