13 de jan. de 2021

AMOR E PAIXÃO: A DIFERENÇA FATAL

ABRAHAM SHAPIRO

Cuidado com a paixão.

Ela cria visão de coisas que não existem. 

Ela dá valor exagerado ao que não tem valor nenhum.

Ela faz você pagar caro por aquilo que qualquer um teria gratuitamente – sem despender nem cortesia e nem atenção. 

Ela ilude fazendo você crer que recebe do objeto da paixão o que ele não tem, jamais teve ou teria. Frutos apenas dos seus devaneios e de dependência que você criou. 

Como salvar-se de uma paixão? 

Se você ainda não consegue extirpá-la definitivamente, afaste-se por um tempo. 

Pense bem sobre a real natureza do ser por quem você sente o que sente. Analise o que ele é, o que faz, como age, suas escolhas mais espontâneas, observe sua origem e raízes, seus familiares, seus hábitos, costumes, tendências... sua fé em D-us. 

Com alguma reflexão, você verá que não compensa sofrer um minuto sequer. E com raciocínio mais intenso, é provável até que você se cure e volte a ser inteligente.  Só assim você irá possibilitar a aproximação de alguém com valor real e deixará de ser o imbecil em que se tornou até agora.

A diferença entre a paixão e o amor? 

O amor resulta da visão das qualidades reais do ser amado.  Isso despertará em você o desejo de corresponder e de compartilhar todo o seu bem livremente com ele – sem custos. É uma construção. São passos progressivos, e não um acontecimento pitoresco ou pirotécnico.

A paixão geralmente nasce no coração de um ser emocionalmente carente que, a fim de satisfazê-la, cria características que não existem num indivíduo totalmente desqualificado que, ao perceber esta disposição sentimental, aproveita-se dos benefícios que o apaixonado está disposto a proporcionar. 

Nada mais que isso.
______________________  

Abraham Shapiro é consultor com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares e Gestão.  Contatos: shapiro@profissaoatitude.com.br ,  cel: 43. 98814.1473