29 de mar. de 2021

VALE A PENA ABRIR UMA LOJA EM SHOPPING HOJE?

ABRAHAM SHAPIRO 

Ir ao cinema, depois dar um passeio na livraria, comer algo na praça de alimentação... o carro bem estacionado... este era o hábito típico de uma família de classe média nas grandes cidades antes da Covid 19. 

Onde é que tudo isso acontecia? Num shopping center, é claro. 

Para todo mundo, o shopping é um lugar que oferece praticidade e comodidade para lojistas e consumidores, afinal, o ambiente tem temperatura controlada,  sempre há algum evento e a dinâmica visual dá a permanente sensação de se estar num lugar novo.

Esta é a descrição de um negócio que junta receita estável de aluguéis com uma perspectiva de crescimento tal (via aquisições ou expansão para outras cidades) que durante bom tempo atraiu até investidores na bolsa.  Sim. Você e eu podemos ser sócios de uma administradora ou cotistas de um fundo imobiliário que investe no ramo dos shoppings.

O único problema é que esse modelo aparentemente inabalável está corroído com a pandemia e sob dúvidas – tanto para investidores como para lojistas. O valor das ações de empresas que administram shoppings caiu bastante nos últimos 13 meses. Além disso, a perda de faturamento e o alto volume de demissões deixou a coisa complicada do lado dos lojistas.

Enfim, vale a pena abrir uma loja em shopping center, hoje?

A única resposta para isso é: não importa o momento, mas o negócio em si e um planejamento maduro e realista. Antes disso, porém, cuidado com os dados emitidos pelas administradoras. Nem tudo é um mar de rosas. É aconselhável conversar com atuais lojistas. 

Depois, pague por um excelente e profissionalizado planejamento que contemple a mais exaustiva análise de todos os fatores positivos e negativos envolvidos na sua potencial operação.

Finalmente, jamais se deixe guiar pelas emoções, pela intuição, pela fé ou por quaisquer sentidos que se distanciem da extrema racionalidade.

______________________  

Abraham Shapiro é consultor de empresas. Atua em sucessão em empresas familiares e gestão. Realiza trabalhos em orientação de lideranças e participação em conselhos de administração.   shapiro@profissaoatitude.com.br ,  Cel/Whatsapp: 43. 98814.1473