8 de set. de 2011

A FORÇA DO MARKETING BOCA A BOCA

ABRAHAM SHAPIRO

A Nintendo, há poucos anos, promoveu o lançamento do seu mais recente console para videogames adotando uma ação que poderia parecer banida do século XXI. A fabricante japonesa resolveu recrutar e treinar mães de diversas partes dos Estados Unidos para convencer o seu círculo de amizades de que a nova engenhoca era nada mais que o divertimento ideal para a família.

Os resultados de vendas acabaram sendo um grande sucesso, a baixíssimos custos.

A Nintendo entrou para o clube dos que adotam a propaganda boca a boca como ferramenta institucional de marketing. Por isso esteve e continua em crescimento acelerado com visão fixa no ano de 2012, quando lançará o Big N, um console revolucionário de games.

Mas a Nintendo não está sozinha neste recurso de marketing. Fazem companhia a ela a Nestlé, a Sony, Philips e muitas outras.

Os especialistas dizem que a propaganda boca a boca potencializa as demais modalidades de comunicação. Aliás, uma febre mercadológica mundial recente ganhou até nome. Trata-se do Marketing Boca-a-boca 2.0, uma ferramenta singela e simples.

Veja como a Nintendo atuou.

O primeiro passo foi a seleção de voluntários. São freelancers convocados para a divulgação dos produtos da empresa. Na seleção, as mulheres norteamericanas - especialmente as mães - levaram vantagem, por causa de sua rede de contatos nas escolas e demais atividades dos filhos, além dos colegas de trabalho.

Os voluntários foram remunerados de acordo com um formulário que preencheram. O voluntário que trapaceasse era imediatamente descartado, pois o monitoramento das atividades era feito em tempo real por agentes de confiança espalhados em todo o país.

Agora pense bem em relação aos seus negócios. Certas coisas não morrem nunca. O discurso que sai da boca de um cliente satisfeito continua sendo um ganho poderoso. As grandes empresas sabem e não se esquecem disso jamais.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473