3 de nov. de 2014

O EXEMPLO DA EDUCAÇÃO DO VENDEDOR

ABRAHAM SHAPIRO

PUBLICADO NA FOLHA DE LONDRINA EM 03 DE NOVEMBRO DE 2014 - Educação é o que refina o ser humano e o liberta do jugo da ignorância.
Eu estava num jantar com os funcionários de uma empresa a que presto consultoria. Aproximei-me da mesa onde estavam vários deles, pousei as mãos sobre os ombros do Cornélio Galli –  um profissional de venda de veículos - e então me surpreendi. Ele se levantou, virou-se de frente para mim,  deu-me sua mão e disse:
-“Sr Shapiro, uma coisa que aprendi é jamais cumprimentar alguém de costas!”
Foi uma deferência que talvez eu nem merecesse.
Esses dias, recebi a ligação da secretária do diretor de uma empresa solicitando a minha visita para tratar de consultoria com ele.  Marcamos para a semana seguinte.
No dia marcado, meia hora adiantado, eu entrava no estacionamento da empresa quanto toca o meu celular.  Sem declarar motivo algum, a secretária cancelava o compromisso alegando imprevisto. Dias depois, soube que eu não fora a única vítima daquela grosseria. O tal diretor é famoso por cancelar compromissos de última hora.
A psicologia mostra que a baixa autoestima leva pessoas a buscar autoafirmação pela exaltação de seu ego, de sua autoridade ou poder.
Um “executivozinho” que extrai prazer pessoal em cancelar compromissos trinta minutos antes do combinado é um patético exemplo do que não se deve fazer em qualquer nível de relacionamento.
Cuide da sua imagem! Se prometer, cumpra. Se marcar, vá ou receba. Ligações, e-mails, SMS, Whatsapp etc, dê retorno.
Faça as pessoas se sentirem importantes a seu lado, e elas farão de você mais importante do que jamais pretendeu ser!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473