13 de out. de 2014

VANTAGEM COMPETITIVA

ABRAHAM SHAPIRO 


Artigo Publicado na Folha de Londrina de 13 de outubro de 2014 - No ambiente de negócios de hoje, quando outras organizações tentam fazer o que a sua empresa faz, surge a competição. Elas podem fazer melhor.
Você só terá vantagem ao fazer algo que seus competidores não copiem. Faço uma variação: a vantagem competitiva é verdadeira vantagem sempre que os seus concorrentes não conseguem copiar absolutamente nada daquilo que é especial na sua empresa.
Conclui-se disso que uma fonte rica de vantagem competitiva são as pessoas. Saber aproveitar conhecimento, habilidades e outros predicados dos colaboradores é um diferencial inigualável, já que nenhuma das outras empresas tem este pessoal. Teoricamente é impossível copiar com eficiência o que é produzido pelas capacidades específicas dos seus funcionários, especialmente serviços – atendimento, relacionamento etc.
Na prática, porém, isso ainda dependerá de condições como ambiente, investimentos na formação e valorização humana. Estas variáveis influenciam a criatividade e o comprometimento das pessoas a ponto de determinar se elas desempenharão com amor ou indiferença suas funções. O gerente despreparado e centralizador ou o patrão arrogante, faz toda a diferença.
Mas depois de tudo, vantagem competitiva se apoia sobre um alicerce pontual:  o caráter dos funcionários. Boa educação, sinceridade, interesse em aprender e humildade é o que sustenta toda a estrutura de vantagem sobre pessoas.
Aprenda a considerar a mão de obra que diferencia os seus negócios. Gente que não valoriza o que tem, é pobre... e assim permanece por toda a vida. A menos que faça o contrário... efetivamente!
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473