27 de nov. de 2007

AS ATITUDES E OS PRINCÍPIOS DE UM EMPRESÁRIO DE VERDADE

ABRAHAM SHAPIRO

O nome dele é German Efromovitch. Explora petróleo no Brasil, no Equador e na Colômbia. É parceiro da empresa texana Prime, pertencente ao grupo americano Elliot. Sua corporação, a Marítima, estende os braços por outros nove países e emprega mais de 5 mil pessoas. É dono de uma construtora de plataformas petrolíferas e da OceanAir (empresa aérea que quer ficar com as linhas da BRA).

Nesta semana, uma das frases de maior destaque na mídia foi o que ele declarou sobre o valor de seu automóvel de uso pessoal: R$ 6 mil. Trata-se de um Ford Versailles, ano 1991, dourado.

Este é um comportamento no mínimo estranho para um empresário com um "poder de fogo" desta grandeza, numa sociedade como a brasileira. Um amigo meu, ironica e irreverentemente, alegou que gostaria de ter um carro de R$ 6 mil na garagem e um jatinho de US$ 15 milhões no hangar. Talvez ele tenha razão até o ponto em que analisa somente as aparências.

Mas há algo importante a ser aprendido em todo este contexto, e é muito maior do que ter ou não ter os milhões de dólares em troca dos quais muita genta estaria disposta a dar a vidas, a alma, a família e até a fé (Fé??? Para esses tais, a fé também é apenas uma fachada).

Considerando que o carro é um dos objetos mais usados como fachada de grandeza por qualquer pé-rapado quando começa a ganhar alguns trocados com um negócio qualquer, Efromovitch surpreende e ensina com sua atitude.

É um princípio. Quem tem, não está preocupado em mostrar. De fato, este contraste só adverte sobre a prudência ao lidar com os efeitos especiais usados por aqueles que, nada tendo, desejam ser contados entre os que são os verdadeiros "classe A" .
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473